Comprador deve ter em mente a condição financeira dele durante o tempo que levará para quitar a dívida da casa.
Ter imóvel próprio é um dos sonhos que só se rivaliza, na cultura de consumo do brasileiro, com o da propriedade de um carro zero. Mas antes de assinar um contrato de compra para a materialização desse sonho é preciso observar vários cuidados. O imóvel é um bem caro que exige prestações de valor alto e pagamento por longo tempo.
Não basta a condição financeira de momento, será necessário sustentá-la por anos a fio, até quitar todas as prestações.
Este é o principal ponto tratado por especialistas do setor. O consumidor precisa avaliar se terá condições de bancar as prestações sem tropeçar na inadimplência, que poderá levar até à perda do imóvel.
Comprometimento
"Por mais que as condições da compra sejam vantajosas, o consumidor não pode se deixar levar pela tentação, sem antes fazer um bom planejamento, pois o financiamento vai comprometer a renda da família por muitos anos", alerta Marco Aurélio Luz, presidente da Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências (Amspa).
Consultoria
Imagine que você investe todas as suas economias para a compra de um terreno ou imóvel, mas depois descobre que ele não está em situação regular. Todo o investimento vai para o ralo.
Para não transformar o sonho da casa própria ou do investimento em pesadelo, é preciso tomar alguns cuidados. Para os especialistas, prevenir problemas como esse, a solução é recorrer a uma consultoria imobiliária, que trabalha para assessorar as partes em toda a transação, com o objetivo de evitar que o comprador e o vendedor sejam prejudicados por problemas na documentação ou na negociação contratual.
Cuidados
A advogada Rachel Pinheiro Ferreira de Melo, sócia da empresa Síngulus Consultoria Imobiliária, em Fortaleza, explica que o comprador deve estar atento se o imóvel não possui dívidas, se não está em processo de inventário. Ela explica ainda que é preciso analisar também a documentação do vendedor, seja pessoa física ou jurídica, verificando se todas as certidões negativas estão sendo emitidas, se não sofre nenhuma execução, se possui pendências no Serasa.
Outra analise fundamental é no contrato de compra e venda, para evitar cláusulas abusivas e conhecer bem as condições previstas e penalidades. Quando a compra for realizada, Rachel Melo afirma que alguns detalhes também devem ser observados
"O documento mais importante é a matrícula atualizada, que é emitida no Cartório de Registro de Imóveis de cada município. Qualquer pessoa pode verificar a situação de um imóvel com uma certidão atualizada da matrícula. Somente o contrato de compra e venda não resguarda os direitos", explica.