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domingo, 18 de agosto de 2013

O futuro das fontes renováveis de energia

 O futuro das fontes renováveis de energia para os países em desenvolvimento

Parece que num futuro mix energético é improvável que uma tecnologia de energia renovável única seja dominante. Seria imprudente apostar em um vencedor, embora os proponentes muitas vezes poderiam discordar.

 A energia renovável não tem um fim em si mesma. Ele é um modo de fornecer serviços de energia de uma forma socialmente e ambientalmente sustentável, pelo mínimo custo de ciclo de vida. O planejamento de energia integrado é um subconjunto do planejamento de recurso integrado, onde o suprimento de recursos é combinado com a demanda.

A competição de recursos dentro de nações e entre nações não exclui a cooperação. Na natureza, simbiose e cooperação são mais frequentes do que o esperado. As entidades que são tanto flexíveis quanto eficientes energeticamente tendem a ser concorrentes mais prósperas. Por isso, as nações em desenvolvimento podem melhorar o seu bem-estar sendo mais eficientes energeticamente e menos dependentes dos combustíveis fósseis. O uso de fontes renováveis de energia estimula esta tendên- cia. Deste modo, é possível enfatizar o próprio benefício ao mesmo tempo em que se realiza o bem comum.

Os governos têm um horizonte de planejamento mais longo do que os interesses individuais e comerciais. As suas políticas são  ou deveriam ser  construídas baseadas em previsões de longo prazo. Os seus próprios investimentos em construções e outras aquisições devem refletir consequentemente esta perspectiva, baseada no menor cálculo de custos do ciclo de vida, inclusive os custos totais de externalidades.

 Os governos existem dentro de contextos regionais, continentais e internacionais, que trazem com eles interações mútuas e obrigações. Alguns desses contextos e interações ajudam na transição para o uso de fontes renováveis de forma rápida, ordenada e segurada, os outros impedem. Nas suas interações, os governos sábios têm de pensar, e criar, situações de vitória.

Embora o mercado seja um condutor forte, os fracassos de mercado realmente ocorrem no campo da energia. Assim, os governos evitam e corrigem tais fracassos de mercado. Conhecer o preço do kWh não reflete o valor de um serviço de energia. Até o momento, a experiência também mostrou que não se pode confiar em uma política única. Um bom sistema de políticas complementares e medidas é necessário. Também não se pode esperar que o Governo Federal possa fazer isso sozinho. Vários níveis do governo bem como o setor privado têm que trabalhar em acordo, ou pelo menos através de uma competição construtiva.

Mesmo as melhores políticas são de pouco uso se elas não estiverem sendo aplicadas constantemente. As capacidades dos países em desenvolvimento são severamente limitadas. Resulta disso que as leis de fontes renováveis de energia devem ser fáceis de controlar e de serem cobradas. Muitos cientistas independentes confirmaram que a transição para o uso de fontes renováveis de energia é necessária, urgente e técnico- economicamente factível, embora isto possa parecer tão improvável a alguns, como era inimaginável há não tanto tempo atrás que o homem pudesse caminhar na lua.

O período de transição é sempre um período turbulento no qual a reação humana mais natural é de pânico e de aderir ao habitual, adiando, pelo medo de tomar a decisão incorreta. Contudo, a decisão de procrastinar é também uma decisão  muitas vezes incorreta.

A transição mundial para a nova era não irá esperar pelos países em desenvolvimento que se atrasem. Esta é a escolha própria de indivíduos, famílias, comunidades, companhias e nações se eles querem ser perdedores ou vencedores na era solar. No futuro, algumas pessoas vão olhar para trás e irão sorrir.